O que é a história Oral? É uma modalidade de pesquisa qualitativa que visa trazer nas palavras de pessoas a memória de um evento (no tempo e no espaço).
"O método da História Oral utiliza a técnica da entrevista para dar voz a memória de sujeitos anônimos ou não, por meio da singularidade de seus depoimentos, construir e preservar a memória coletiva." (THOMPSON, 1992: BOSI, 1997).
O grupo de estudo composto pelos alunos: Adriana Modesto, Esthér Gimenez, Joaquim Trajano, José Sobrinho, Nathália Struck, Sanlai Nascimento e Sindy Maciel elegeu como marco a "Criação da Faculdade de Ceilândia" e para tanto, realizou entrevistas com testemunhas oculares dos primeiros momentos desta Faculdade.
Foram entrevistados os professores: Araken Werneck, Carlos Eduardo, Clélia Parreira, Dâmaris Silveira, Élton Clementino, Emerson Fachin, Fábio Pittella, Fernando Carneiro e Sandro Xavier. A sra Diretora da Instituição de Ensino Diana Pinho, o primeiro Diretor da Faculdade Professor Francisco, o técnico administrativo Alisson, as alunas Adriana Modesto, Isabela Barreto e Esther Gimenez.
Não as histórias de vida se confundem com a própria história oral, visto que o objetivo do grupo também foi materializar quem são estas pessoas que trazem em sua memória viva lembranças de um tempo passado mas que sinalizam caminhos para um tempo futuro.
A memória coletada é referente ao primeiro semestre de funcionamento da FCE em 02/2008 época em que as atividades da recém criada faculdade eram realizadas no Núcleo de Práticas Jurídicas da UnB localizado na Ceilândia.
O que o grupo pretende trazer ao tempo presente é a memória dos episódios que compuseram a história da FCE.
Foram utilizados com a finalidade de ilustrar as histórias contadas, matérias de periódicos, fotografias e documentos da época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário