Pesquisa Social em Saúde

Seja bem vindo!
Apresentamos neste blog os resultados de algumas pesquisas realizadas pelos alunos da disciplina Pesquisa Social em Saude, ministrada regularmente pelo prof. Dr. Miguel Ângelo Montagner na Universidade de Brasília - UnB.
O objetivo é, ao mesmo tempo, expor os resultados das pequenas pesquisas realizadas pelos alunos e também mostrar os métodos usados.

domingo

Memória da FCE

O que é a história Oral? É uma modalidade de pesquisa qualitativa que visa trazer nas palavras de pessoas a memória de um evento (no tempo e no espaço).


"O método da História Oral utiliza a técnica da entrevista para dar voz a memória de sujeitos anônimos ou não, por meio da singularidade de seus depoimentos, construir e preservar a memória coletiva." (THOMPSON, 1992: BOSI, 1997).


O grupo de estudo composto pelos alunos: Adriana Modesto, Esthér Gimenez, Joaquim Trajano, José Sobrinho, Nathália Struck, Sanlai Nascimento e Sindy Maciel elegeu como marco a "Criação da Faculdade de Ceilândia" e para tanto, realizou entrevistas com testemunhas oculares dos primeiros momentos desta Faculdade.

Foram entrevistados os professores: Araken Werneck, Carlos Eduardo, Clélia Parreira, Dâmaris Silveira, Élton Clementino, Emerson Fachin, Fábio Pittella, Fernando Carneiro e Sandro Xavier. A sra Diretora da Instituição de Ensino Diana Pinho, o primeiro Diretor da Faculdade Professor Francisco, o técnico administrativo Alisson, as alunas Adriana Modesto, Isabela Barreto e Esther Gimenez.

Não as histórias de vida se confundem com a própria história oral, visto que o objetivo do grupo também foi materializar quem são estas pessoas que trazem em sua memória viva lembranças de um tempo passado mas que sinalizam caminhos para um tempo futuro.

A memória coletada é referente ao primeiro semestre de funcionamento da FCE em 02/2008 época em que as atividades da recém criada faculdade eram realizadas no Núcleo de Práticas Jurídicas da UnB localizado na Ceilândia.

O que o grupo pretende trazer ao tempo presente é a memória dos episódios que compuseram a história da FCE.

Foram utilizados com a finalidade de ilustrar as histórias contadas, matérias de periódicos, fotografias e documentos da época.


Nenhum comentário:

Postar um comentário