Pesquisa Social em Saúde

Seja bem vindo!
Apresentamos neste blog os resultados de algumas pesquisas realizadas pelos alunos da disciplina Pesquisa Social em Saude, ministrada regularmente pelo prof. Dr. Miguel Ângelo Montagner na Universidade de Brasília - UnB.
O objetivo é, ao mesmo tempo, expor os resultados das pequenas pesquisas realizadas pelos alunos e também mostrar os métodos usados.

Pesquisa na Internet e Mídias





  • Nosso grupo é composto por Camila, Laisla, Lusmair, Mariana, Rúbia, e Sergio.

Cyberbullying... 

   ...Segundo dados do IBGE, Brasília foi considerada a capital do Bullying. Por nossa metodologia ser Internet e Mídia esse trabalho irá abordar o Bullying virtual, conhecido como Cyberbullying. O nosso objetivo foi identificar as conseqüências do cyberbullying e de que forma ele afeta suas vítimas.
Foram pesquisados vídeos, imagens, reportagens em mídia impressa e virtual e em sites de busca.




O que é bullying e cyberbullying?

O bullying é caracterizado como  todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo, que ocorre sem motivação , praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando mal estar á vítima. 
O bullying não acontece somente na escola, também é encontrado nas universidades, no ambiente de trabalho e na vizinhança. 
Essa forma de intimidação chegou ao meio virtual, com o nome de cyberbullying e ocorre, muitas vezes, de forma anônima por meio de e-mail, torpedos, blogs, fotoblogs, Orkut e MSN. Em casos extremos as vítimas podem até chegar a cometer suicídio.



Jornal Hoje Reportagem sobre Cyberbullying capetaorg


Antes de Colgar una foto en el internet piensatelo

Bully Trailer 2





Como corre o cyberbullying?

   O cyberbullying  ocorre por meio de mensagens enviadas  pela Internet ou celular, onde o autor , geralmente anônimo,  diz coisas desagradáveis ou dissemina intrigas e fofocas. 
Blogs são criados para perturbar a vítima e o Orkut é utilizado para excluir e expor os colegas de forma vergonhosa. Fotografias são alteradas, através de montagens constrangedoras, incluindo ofensas, piadinhas, comentários pejorativos e são divulgadas em diversos sites, redes sociais etc.
 Há até casos em que a vítima tem o seu E-mail invadido pelo agressor, que se faz passar por ela e envia mensagens, com conteúdos difamatórios, com conseqüências graves para a vítima e sua família.



Praticantes

    Os maiores praticantes são os adolescentes. Não é possível traçar um perfil dos agressores, pois se trata de ataques virtuais, onde a imagem e a identidade do agressor não são expostas e as vítimas, quando descobrem, raramente denunciam. Porém, medidas legais vêm sendo tomadas por parte das vítimas e seus familiares e das escolas. As Delegacias Especializadas em Crimes Cibernéticos dispõem de recursos para identificar a origem das mensagens.





Punição


As atitudes do autor de Cyberbullying, podem ser consideradas atos ilícitos, tais como: crimes contra a honra como  (calúnia, difamação e injúria), crime de ameaça ou outros delitos.
Se os autores do Cyberbullying  forem menores de idade,  praticarão atos infracionais e não crimes, por estarem submetidos ao– Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8069/90), aqueles que terão que arcar com os prejuízos causados serão os pais ou responsáveis legais.
Os atos classificados como Calúnia  tem como pena - detenção, de seis meses a 2  anos, e multa. Os classificados como Difamação - detenção, de 3 meses a 1 ano, e multa. E nos casos de injúria - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.



Cyberbullying - Criança Mais Segura na Internet


Reportagem sobre CYBER BULLYING fantático




O público alvo desse tipo de violência é bastante diversificado, com predomínio de adolescentes e professores.



Felipe Nardoni, 17 anos,modelo da revista capricho, não tentou se matar, como foi divulgado pela rede social.O garoto explica que vem sofrendo cyberbullying (agressões e xingamentos pela internet) e estava tão preocupado com isso que ficou sem comer por dois dias. "O que aconteceu foi que estava muito fraco e com dor de cabeça. Fui tomar remédio e desmaiei.”












Em 7 de outubro de 2003 Ryan cometeu suicídio, por enforcamento, aos 13 anos de idade, ele  foi vítima do assédio online, o chamado cyberbullying. A princípio, o perseguidor que assediava o jovem há anos espalhou na escola rumores difamatórios sobre a sua sexualidade.Para mudar esses boatos, Ryan se aproximou online de uma menina popular na escola durante o verão e assumiu que ambos estavam namorando. A garota o iludia online e mostrava todas suas conversas para seus amigos na escola. Quando Ryan apresentou-se pessoalmente à ela, a garota o chamou de “simplesmente, mais um perdedor” e disse-lhe que ela estava apenas “brincando”.
Devido á esses fatos,  Ryan ficou em depressão e cometeu suicídio.




CEF24 Me denuncia caso de bullying polcia em Ceilndia (DF)





Para o estudante japonês Makoto, o celular virou um instrumento de tortura mental que quase o levou ao suicídio.

“Mesmo quando eu parei de ir à escola para ficar em casa, meu telefone continuava tocando por causa das mensagens molestadoras”, afirmou Makoto, que passou a sofrer de anorexia e raramente saía de seu quarto depois de passar quase meio ano sendo vítima de ciberbullying.

Em 2007, um estudante de uma faculdade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi condenado a pagar indenização de 3500 reais por ofender um colega pelo site de relacionamentos Orkut.


Cyberbullying RPC TV Paranaense


Quando lhe dizem que sua vida não vale a pena, você começa a pensar desse jeito', diz Makoto, jovem japonês vítima de ciberbullying.




Existem diversos blogs utilizados para divulgar e discutir o cyberbullying...

Com este intuito, Telma Brito Rocha Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia, criou o blog “cyberbullying e a violência contra professores” para discutir cybervullying contra professoores.  

Faça uma pesquisa no Orkut com as palavras "odeio" e "professor", e surgirão mais de mil grupos de discussão.   

"No Orkut, ele me chamava de velha e dissimulada. Apareceu até gente escrevendo que eu era uma oferenda que deveria voltar para o mar. Fiquei perturbada.” "Aquela figura do mestre, um profissional que merece respeito, não existe mais.", conta professora de jornalismo de uma faculdade privada no interior de Minas, que foi alvo dos desabafos de um estudante de 24 anos.

Ao final do ano letivo, a maioria dos professores que denunciam bullying são demitidos.





Como as vítimas de cyberbullying devem agir?

-Armazenar sempre as provas eletrônicas como (emails, SMS, fotos, recados deixados em redes sociais, publicações feitas em sites), arquivar as capturas de tela dessas provas, manter os emails originais e se necessário, dirigir-se até um Cartório de Notas a fim de lavrar uma Ata Notarial do conteúdo difamatório;

-Registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima;

-Buscar acompanhamento psicológico, se necessário;

-Procurar um advogado, para verificar a necessidade de medidas extrajudiciais ou judiciais (notificação extrajudicial, representação criminal, instauração de inquérito policial, ação de indenização por danos morais e materiais, etc.)

- As vítimas nunca devem revidar às agressões.


Onde encontrar uma delegacia especializada em crimes cibernéticos?
Distrito Federal
Polícia Civil - Divisão de Repressão aos Crimes de
Alta Tecnologia (DICAT)
Endereço: SIA TRECHO 2 LOTE 2.010 1º ANDAR, BRASÍLIA-DF, CEP: 71200-020.
Telefone: (0xx61) 3361-9589
E-mail:
dicat@pcdf.df.gov.br














  • TEXTO DE ALUNOS DA 8ª SÉRIE “C” CAIC PROFESSOR MARIANO COSTA (JOIINVILLE – SC) SOBRE O CYBERBULLYING.







RIDÍCULO ESPETÁCULO
Se o cyberbullying você quer praticar
Cuidado para não se alto machucar
Cyberbullying é um ato de violência
Por isso tome consciência
Aterrorizar através de uma máquina
Perturbar utilizando a internet
São atos de covardia
Pense duas vezes, pois perderá a sua alegria
Cyberbullying é um crime que tem punição
Se descoberto, pagará uma indenização
Não precisamos morrer de amor por ninguém
Mas, respeitar é fundamental e faz bem.
Mais covarde do quem pratica este ato insensato
É quem fica na platéia
E aplaude este ridículo espetáculo!