Pesquisa Social em Saúde

Seja bem vindo!
Apresentamos neste blog os resultados de algumas pesquisas realizadas pelos alunos da disciplina Pesquisa Social em Saude, ministrada regularmente pelo prof. Dr. Miguel Ângelo Montagner na Universidade de Brasília - UnB.
O objetivo é, ao mesmo tempo, expor os resultados das pequenas pesquisas realizadas pelos alunos e também mostrar os métodos usados.

Gênero, Saúde e Sociedade

Camisinha Feminina





A camisinha feminina é uma bolsa de plástico fino, transparente, macio e resistente, com dois anéis, sendo um preso na borda e o outro móvel (que não deve ser removido) dentro da bolsa. Ela impede o contato da vagina com o pênis nas relações sexuais genitais, impossibilitando que os espermatozóides entrem em contato com a vagina. É um tipo muito pouco usado, e tem a mesma função da camisinha masculina, que é de prevenir doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada.


A camisinha feminina deve ser usada em todas as relações sexuais, antes de ter qualquer contato da vagina com o pênis ou a boca, mesmo durante a menstruação, e pode ser colocada até oito horas antes da relação sexual. Ela já vem lubrificada, e se colocada adequadamente não machuca nem atrapalha na hora da relação. E caso ela saia, é preciso usar outra camisinha.

A taxa de falha varia de 5 a 21%, ou seja, de cada 100 (cem) mulheres, que usam a camisinha feminina durante o período de 1 (um) ano, de 5 (cinco) a 21 (vinte e um) podem engravidar. Sua eficácia é semelhante à da camisinha masculina em torno de 98%.

Algumas pessoas podem apresentar alergia ao lubrificante, podendo causar coceira e/ou vermelhidão.

Diante disso, resolvemos fazer uma pesquisa experimental para que pudéssemos entender o porquê de tão poucas mulheres aderirem ao uso da camisinha feminina.

Segundo alguns estudos e a convivência com o assunto no dia a dia, o uso da camisinha feminina ainda é pouco, o que demonstra uma falta de familiarização com a tal. Isso leva a uma conclusão de que o preservativo feminino ainda não é pauta de discussão quando se fala de sexo. Diante disso, questiona-se a intenção da camisinha feminina como fator de empoderamento da mulher diante da sua prevenção.


Como Usar:






A camisinha feminina deve ser usada em todas as relações sexuais, antes de ter qualquer contato da vagina com o pênis ou a boca, mesmo durante a menstruação, e pode ser colocada até oito horas antes da relação sexual.

Antes de abrir a embalagem, é importante verificar a data de valiadade e se a embalagem não está furada.

Com estes cuidados tomados, para abrir a camisinha feminina é super fácil, não precisa muito esforço, ela vem com uma setinha azul indicando um picote, para facilitar a abertura, ou seja, não precisa de unha, faca, tesoura, facão.







Segurando com os dedos, o anel que fica dentro da camisinha feminina deve ficar em forma de “8”.



Em uma posição em que a mulher se sinta confortável, ela deve introduzir o anel.




A mulher deve ajeitar a camisinha, introduzindo o dedo dentro dela, para verificar se ela não está torcida, o que pode dificultar a entrada do pênis.







O anel de fora da camisinha deve cobrir então a entrada da vagina e a vulva (parte externa do genital da mulher). O homem poderá então introduzir o pênis na vagina, tomando cuidado para que este entre por dentro da camisinha.










Após o homem ejacular, ele deve tirar o pênis de dentro da mulher e a camisinha feminina deve ser retirada imediatamente. Para retirar é só dar uma leve torcida na camisinha para evitar que o esperma vaze. Agora é só embrulhar em papel higiênico e jogar no lixo.




Referência Bibliográfica:

 http://www.adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/camisinha_feminina_fim.asp?secao=saiba&tema=anticoncepcao

Links Relacionados:

http://www.youtube.com/watch?v=RMpGIT-SsPM

http://www.doutorjairobouer.com.br/atualidades.asp?IdConteudo=55&idTipoItem=10

http://mauren.terra.com.br/noticias/comportamento/camisinha-feminina-voce-ja-usou/

http://www.mulherfeliz.com.br/2010/03/03/como-usar-a-camisinha-feminina/

http://delas.ig.com.br/materias/309001-309500/309333/309333_1.html