Pesquisa Social em Saúde

Seja bem vindo!
Apresentamos neste blog os resultados de algumas pesquisas realizadas pelos alunos da disciplina Pesquisa Social em Saude, ministrada regularmente pelo prof. Dr. Miguel Ângelo Montagner na Universidade de Brasília - UnB.
O objetivo é, ao mesmo tempo, expor os resultados das pequenas pesquisas realizadas pelos alunos e também mostrar os métodos usados.

domingo



Quem são e o que querem os punks?

Os punks são um movimento cultural e ideológico que visa a transformação na sociedade que busca justiça através de sua contra - cultura que nega todo o lixo cultural que é imposto pela burguesia,os punks são uma irmandade, eles pregam a paz e a solidariedade entre os seres humanos e até os outros animais. (Pois os punks preservam a natureza)

Mas e porque se vestem de maneira diferente? É uma moda?


Não, nada do punk é uma moda, e sim um "modo" de vida. Esse grupo apresenta um conjunto de valores e de idéias que, normalmente, se contrapõe à ideologia vigente. Um jovem ao raspar parte do cabelo (moicano) ou pintá-lo de verde ou qualquer outra cor que seja diferente, deseja de alguma forma chocar e agredir os valores sociais que julga conservadores, ou melhor, "primitivos". É uma forma particular e ao mesmo tempo grupal de protestos. O visual punk (que você deve pensar que é ridículo) é a negação do consumismo e todos os padrões estéticos vigentes, apesar de representar também o caos em que vivemos. A sua simplicidade é uma forma de protesto contra a classe dominante.


O movimento punk no Brasil








Quando chegou ao Brasil, o movimento punk era apolítico, mas foi em meados dos anos 80 que assumiu feições de movimento inclinado à esquerda e alguns punks passaram a colaborar com os anarquistas com rumo totalmente direcionado à militância política, com discussões e ações mais ativas, opondo-se à mídia tradicional, ao Estado, às instituições religiosas e grandes corporações capitalistas. Em 1988 alguns punks unem-se oficialmente com grupos anarquistas, criando assim os Anarcopunks.
Em geral, o movimento defende valores como o anti-machismo, anti-homofobia, anti-fascismo, liberdade individual, autodidatismo.

Alguns dizem que em 1976 alguns grupos de Brasília já ouviam os Ramones, mas a cena teve força mesmo em São Paulo, à partir de 1977. Em plena ditadura militar, os jovens agregam aquele novo som protestante às suas realidades. Através das poucas revistas que eram publicadas no Brasil com fotos dos Ramones e Sex Pistols, começam a imitar seu visual: jeans, camiseta branca, alfinetes nas roupas e no rosto, como forma de agressão à sociedade e ao sistema.

VIDEO:

http://www.youtube.com/watch?v=fd2e1WWrzTA

Links:

http://www.freewebs.com/movimentopunk/punk.html

http://www.jocumdf.com/a-historia-do-movimento-punk-no-mundo-e-no-brasil/

http://anarquiapunk.br.tripod.com/anarquiapunk/id1.html


“O punk é um movimento sócio-cultural, ele é a revolta dos jovens da classe menos privilegiada, transportada por meio da música” disse Clemente, vocalista da banda Inocentes

Um comentário:

  1. O anarcopunk seria o filho pródigo do punk, onde funde a cultura punk com a ideologia anarquista, expondo a revolta do punk, junto com a vontade de melhorar a sociedade do anarquista. A maioria dos punks mesmo sem serem anarcos, levam com sigo muitos ideais de luta anarquista.

    ResponderExcluir